segunda-feira, 24 de outubro de 2016

O que é aquele ponto brilhante que aparece no final da tarde?

Nós, amantes da astronomia, adoramos olhar o céu - principalmente quando está de noite. Muitas vezes vemos coisas interessantes no céu: planetas, estrelas e até satélites orbitando a Terra. Porém, muitas pessoas também ficam em dúvida sobre o que pode ser esses tais objetos que aparecem nos nossos céus - e hoje vamos te responder. Talvez esse seja o que mais intriga tanta gente: o ponto extremamente brilhante que aparece logo após o Pôr do Sol.


Não é estrela, nem satélite; é nada mais nada menos que um planeta, muito parecido com nós em tamanho, mas muito diferente em outros aspectos: Vênus. Ele possui aquele brilho todo por causa de um fator bem interessante, e que a Terra está sujeita a ter em excesso um dia.

Veja também: Cientistas descobrem objetos escondidos nos anéis de Urano

Em Vênus existem nuvens extremamente densas, e por isso, quase nenhuma luz passa para dentro dele - devido a isso, ele reflete a luz, ao invés de absorvê-la. E por esse motivo, ele tem esse aspecto brilhante. Pode parecer mentira, mas Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar, apesar de estar em segundo na ordem dos planetas. Isso acontece justamente pelo fato das nuvens serem densas, e o pouco calor que entra, não sai e fica armazenado, causando um efeito estufa - coisa que a Terra pode sofrer muito no futuro.

Pronto, agora acabou o mistério. Quando observá-lo novamente, lembre-se de que ele é nosso vizinho planetário.