segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Cientistas descobrem objetos escondidos nos anéis de Urano

Ao reexaminar dados da sonda Voyager 2, os pesquisadores encontraram evidências de duas luas nunca antes vistas escondidas nos anéis de Urano. O planeta já tem 27 luas que conhecemos - mas estas duas novas parecem orbitar o planeta mais perto do que qualquer um de seus outros satélites naturais, e isso está causando padrões ondulados em seus anéis mais próximos.


Embora Saturno seja o mais famoso planeta de anéis orbitando o Sol, não é o único, com os outros três gigantes gasosos - Júpiter, Urano e Netuno - todos eles têm os seus próprios sistemas de anéis. Mas nós não tivemos muita oportunidade de estudar Urano, visto que é quase 20 vezes mais longe do Sol do que a Terra é, e muita da informação que temos sobre ele veio da Voyager 2, há 30 anos.

Os dois pesquisadores, Rob Chancia e Matthew Hedman analisaram os números, e sugerem que os padrões detectados nos anéis Alfa e Beta, de Urano são semelhantes aos causados ​​pela força de algumas das outras luas do planeta, como Cordelia e Ophelia. Eles estimam que, se existirem estas duas novas luas, eles só medem entre 4 e 14 km de diâmetro.

Veja também: NASA encontra buraco enorme na superfície do Sol

Por enquanto, esta descoberta está longe de ser confirmada, e os pesquisadores ainda estão no processo de publicação em um jornal. Mark Showalter, do Instituto SETI, na Califórnia, descobriu anteriormente outras luas em torno de Urano, mas não estava envolvido neste estudo, e por isso a existência das duas novas luas é certamente uma possibilidade muito plausível. [ScienceAlert]