sábado, 1 de outubro de 2016

Afinal, o que é aquele círculo que às vezes se forma ao redor do Sol?

O fenômeno se chama Halo Solar, e ele pode ser considerado raro, pois não é algo que vemos frequentemente. O evento também pode ocorrer com o nosso satélite natural, a Lua, já que só podemos ver quando a luz bate nos cristais gelo que estão na alta atmosfera da Terra.


O círculo surge na Troposfera, a cerca de 17 quilômetros de altitude, quando a luz do Sol é refletida e refratada pelos cristais de gelo que estão na atmosfera terrestre. Ele possui um aspecto de arco-íris porque a luz do Sol é branca - ou seja, a mistura de todas as cores -, quando um fenômeno chamado de refração acontece, ele muda direção e a velocidade da luz ao passar pelos cristais de gelo. E no momento que isso acontece, o gelo age como pequenos prismas que decompõem a luz branca do Sol nas cores primárias, e por fim forma-se o halo solar.

A mesma coisa acontece com a Lua, só que não podemos ver as cores da mesma forma como acontece com o Sol, e por isso só é possível observar de forma nítida as cores de tons mais claros.

Muitas pessoas ficam assustadas ao ver o fenômeno, e se você for uma delas, agora você sabe que é apenas um fenômeno incrível que é muito legal de observar.