sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Raríssimo fenômeno da "Lua negra" acontecerá na noite desta sexta-feira

Calma, calma! Não é o fim do mundo. Em algum lugar, você deve ter ouvido falar na Lua Azul, que é quando temos duas Luas cheias no mesmo mês. E hoje, mais precisamente, às 21h acontecerá um fenômeno chamado de "Lua negra", que como você viu no título, é um evento astronômico raríssimo.


Acontece que a Lua negra é como se fosse o oposto da Lua azul. Mas como assim? Na Lua azul, como citamos logo acima, é quando temos duas Luas cheias no mesmo mês, porém, a Lua negra é quando ocorre duas Luas novas no mesmo mês. E esse último dia de setembro será responsável por nos dar esse evento incrível.

E como já era de se imaginar, a Lua negra está deixando a internet eufórica, onde muita gente já está pesando que o mundo que vai acabar por causa disso. Como explica Gustavo Rojas, astrônomo e físico da Universidade Federal de São Carlos, “enquanto a Lua Azul é a segunda Lua cheia de um mês, a Lua Negra é o nome dado à segunda Lua nova no mesmo mês. É apenas uma coincidência de calendário; nada muda no céu”.

A última vez que o fenômeno aconteceu foi em 2014, e está previsto para ocorrer novamente em 2019. E vale ressaltar que o fenômeno não é visível, já que a face iluminada da Lua não está virada para a Terra.