quarta-feira, 4 de maio de 2016

Saiba tudo sobre a chuva de meteoros Eta Aquáridas

Depois de tanta espera, finalmente chegou a chuva de meteoros Eta Aquáridas. Nossa página, já vem divulgando a algumas semanas esse chuveiro, e muitas pessoas estão esperando por esse momento tão especial. O fenômeno vai ser bem interessante de observar, já que a Lua não vai estar no céu, e vai está bem escuro. A chuva poderá ser observada na madrugada desta quinta-feira (05/05) e também na madrugada da sexta-feira (06/05).


A chuva é causada pelo rastro do famoso Cometa Halley, onde partículas deixadas por ele entram na atmosfera e queimam. Quando isso acontece, a gente vê os flashes de luz cruzando o céu. Estima-se que poderá ser visto até 20 meteoros por hora, que é uma quantidade bastante significativa, quando comparada a outras chuvas de meteoros que ocorrem ao decorrer do ano.

Mas enfim, como posso observar? Muito simples, basta localizar a constelação de Aquário, que fica pro leste. Sabemos que muitas pessoas têm dificuldade para localizar o radiante, e por isso recomendamos que você baixe o Google Sky Map no seu celular. Esse aplicativo é bem simples de usar, e bem leve. Basta você apontar pro céu e pronto, e ele lhe dará o nome da constelação ou objeto localizado naquela direção. Veja abaixo a simulação da constelação feita no Stellarium:


Não se preocupe, a chuva pode ser vista a olho nu, ou seja, você não precisará de quaisquer equipamentos para ver. Vale ressaltar, que o chuveiro poderá ser visto a partir das 2h da madrugada, seguindo até o amanhecer. Não deixe de observar, será uma fenômeno magnífico.