sábado, 14 de maio de 2016

Fenômeno incrível marcará este final de semana

Pra quem gosta de astronomia, até os mais simples eventos astronômicos são magníficos. E hoje à noite teremos um deles, que ultimamente vem acontecendo pelo menos uma vez a cada um mês. Estamos falando da conjunção entre a Lua e Júpiter, um fenômeno incrível que merece ser observado.

Antes de falarmos do evento em si, vamos falar um pouco sobre conjunções. Conjunção é um termo usado amplamente na astronomia, para definir a aproximação de corpos celeste no céu. Esse evento só acontece com a Lua e Júpiter, mas também com outros planetas: Vênus, Saturno e Marte, por exemplo. E quando essas conjunções acontecem, elas são observadas por inúmeras pessoas ao redor do mundo, possibilitando até belíssimas astrofotografias.


Voltando ao evento de hoje - que por sinal acontece amanhã também -, ele será visível de todo o Brasil, e começa quando anoitecer e Júpiter e a Lua estiverem visíveis. Não se preocupe, você não precisará de quaisquer equipamentos para observar, esse tipo de fenômeno é pra ser observado a olho nu.

Bons céus!