sexta-feira, 20 de maio de 2016

Dois fenômenos raros vão acontecer neste final de semana

O ano de 2016 está sendo um ano de muitos eventos astronômicos, não acha? E claro, isso é ótimo para nós, amantes da astronomia. Neste final de semana dia 21 e 22 teremos não só um fenômeno, mas dois: a raríssima Lua azul e a oposição de Marte, que também é um evento relativamente raro. Para você ter uma ideia, a última Lua azul ocorreu em 2013. Mas afinal, o que significa esses fenômenos? Abaixo explicamos detalhadamente.

Lua azul



Essa designação é usada para definir quando temos duas Luas cheias no mesmo mês. E isso acontece no intervalo de dois anos, já que existe uma diferença no tempo de uma Lua cheia até a próxima, de 29,5 dias e a duração dos meses que possuem de 28 a 31 dias. Mas essa expressão às vezes é confundia, pois muitas pessoas realmente acreditam que a Lua vai ficar azul, coisa que raramente acontece. Por que raramente? Simples, a Lua só ficará azul se as condições atmosféricas de onde você mora, favorecer isso.

Marte em oposição



Uma oposição planetária acontece quando um planeta está com sua face totalmente virada para o Sol, e decorrente à isso, o planeta fica muito mais brilhante no céu do que em dias comuns. Em outras palavras, esse fenômeno acontece quando dois corpos celestes estão em posições opostas no céu, quando vistos da Terra.

Viu só? Esse final de semana estará recheado com esses eventos magníficos que fará nossas noites muito mais incríveis. E só pra ressaltar, a Lua azul acontece no sábado à noite e a oposição de Marte acontece no domingo. Será também visível em todo o Brasil.