quinta-feira, 7 de abril de 2016

Acontece neste mês a chuva de meteoros Líridas

Primeiramente, você sabe o que é uma chuva de meteoros? Bom, é simples de entender sua definição. Alguns corpos celestes - cometas, por exemplo - liberam detritos no espaço, e quando a Terra passa pela região onde esses detritos (que são pedaços de rocha e gelo) se encontram, eles entram em contato com a atmosfera e queimam na reentrada. Quando isso acontece, devido a sua velocidade enorme, vemos rastros de luz no céu à noite. O fenômeno é conhecido popularmente como "estrelas cadentes".

Neste mês de abril, mais precisamente nos dias 21 e 22, teremos um chuveiro desses. A chuva de meteoros Líridas tem como seu radiante a constelação de Lira (daí o nome da chuva), ela é facilmente visível no céu pois a constelação conta com estrela Vega, que é bastante brilhante. Abaixo você pode conferir a localização da constelação no céu noturno:


Vale ressaltar, que a constelação de Lira está na direção norte e o melhor horário para observar é entre 2 e 4 da madrugada. Infelizmente, a Lua estará praticamente cheia, o que deixará a visualização do fenômeno um pouco complicada, mas mesmo assim será possível ver alguns meteoros.

Aproveite, para observar a chuva você só precisará de paciência. Basta fixar o olho na direção certa e esperar. Caso você ainda tenha dificuldade para localizar a constelação de Lira, baixe o app Google Sky Map, ele é ótimo para localização de astros no céu.